ENCERRAMENTO - A Prefeitura de Santa Terezinha, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou na manhã do último sábado (30) as atividades do Outubro Rosa, que teve como principal objetivo conscientizar a população feminina sobre a prevenção à saúde e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. O local escolhido para encerramento dos trabalhos foi distrito de Cedrolina. Lá, os moradores puderam acompanhar palestras que tratavam do tema Câncer de Mama.
Durante todo o mês diversas ações de educação preventiva e sensibilização da população sobre os cuidados com a Saúde da Mulher, foram desenvolvidas pela saúde municipal em parceria com todas as pastas da administração. “A integração da prefeitura nesta causa foi fundamental para o sucesso dessa realização”, avaliou o secretário de Saúde Luan Pablo.
Para a prefeita Karla Moreira, que se fez presente no evento, o poder público e a sociedade civil devem se engajar para promover esta conscientização. “É um tema que por muitos anos foi delicado, mas temos que abordar, já que nós, como poder público, devemos promover uma leitura sobre a conscientização do Câncer de Mama. Toda sociedade tem que abraçar esse tema tão sensível não só as mulheres, mas também os homens”, ponderou Karla.
A prefeita valorizou também a união das secretarias municipais nas diversas ações voltadas ao tema e finalizou dizendo que no mês de dezembro a Carreta da Prevenção estará na cidade com a meta de zerar a fila de espera pelo exame. A programação de atendimento será de 13 à 23 de dezembro. Cerca de 140 das mulheres de Santa Terezinha, que aguardavam pelo teste, já foram atendidas pela Carreta da Prevenção no mês de junho deste ano, quando foi firmado uma parceria entre os municípios de Santa Terezinha e Campos Verdes, onde a carreta fazia atendimentos.
A Carreta da Prevenção, como é conhecida a unidade, percorre municípios do interior realizando exames de mamografia e citopatologia do colo uterino (Papanicolau) em pacientes agendadas pela Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás em parceria com as secretarias municipais de saúde.
Ao final, foi servido um delicioso almoço e foram distribuidas 65 cestas básicas para moradores daquela localidade.